Últimas

Destaques

Açude seca e deixa seis cidades do Brejo da Paraíba sem água por tempo indefinido

Por conta do colapso, as prefeituras da região vão ter que acionar o Estado e o Exército para que o abastecimento seja via carros-pipa


                                                   
Situação do açude Jandaía, no Brejo paraibano
Divulgação/Cagepa

Os municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Damião, Dona Inês, Riachão e Tacima vão ficar definitivamente sem abastecimento de água nas torneiras por conta do esvaziamento do açude de Jandaía, que abastece a região. O comunicado do colapso de água foi feito nesta sexta-feira (23) pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Comente no fim da matéria.



Segundo a assessoria de comunicação da Cagepa no Brejo, a pouca água que resta no açude só dá para garantir abastecimento pelas torneiras até o dia 30 deste mês. Com isso, as prefeituras da região vão ter que acionar o Estado e o Exército para que o abastecimento seja via carros-pipa.

“Essas cidades já vinham em um racionamento severo, com uma semana com água e outra não. O açude está praticamente seco e a situação só mudará caso a região receba boas chuvas”, informou a assessoria da Cagepa no Brejo.

Ainda segundo a Cagepa, os açudes que podem ser utilizados para socorrer o abastecimento nas cidades afetadas são os de Araçagi, que fica em Araçagi, e São Salvador, localizado no município de Sapé.

Conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o manancial de Araçagia registrou, na última medicação, feita no dia 12 deste mês, 51,2 milhões de metros cúbicos (m³), ou 80,9% da capacidade total, que é de 63,2 milhões de m³.

Já o açude São Salvador tinha, na medição feita no dia 30 de maio, 9,4 milhões de m³, ou 74,4% da capacidade total, que é de 12,6 milhões de m³.

Por Halan Azevedo

Fonte: http://www.portalcorreio.com.br/

Um comentário

  1. tantas chuvas q passaram nesses ultimos meses nao juntou nada? Açude Jandaia eh o msm q Canafistula, q abastecia essas cidades ou aconteceu alguma mudança?

    ResponderExcluir

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes