Últimas

Destaques

Ricardo reúne prefeitos e destaca a importância da integração entre Governo e Municípios



                                        

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta segunda-feira (5), do evento, O Governo e as Cidades, o qual reúne prefeitos e vice-prefeitos eleitos ou reeleitos da Paraíba no Centro de Convenções, em João Pessoa. Entre os temas debatidos estão Modelos de Desenvolvimento e Políticas Sociais, Perspectivas e Desafios da Gestão Pública, além de programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, a exemplo do Empreender, Pacto pelo Desenvolvimento Social, Orçamento Democrático Estadual e outros.
Ricardo Coutinho participou da mesa de abertura do evento, quando palestrou a respeito do tema: Perspectivas e desafios da gestão pública. Na ocasião, ele enfatizou que o encontro é um momento de diálogo e integração entre Governo e Municípios. “Independente de partidos políticos, todos foram convidados e a grande maioria atendeu nosso chamado. Este evento busca aproximar cada vez mais municípios do Estado buscando o desenvolvimento de todas as regiões da nossa Paraíba. Estamos dizendo claramente que é possível fazer mais com menos. É um desafio dos prefeitos que assumem ou reassumem em primeiro de janeiro. Aqueles que querem convergir com as políticas públicas que vêm transformando a Paraíba marcam presença neste evento. Juntos, queremos dar uma qualidade de vida melhor para nossa população. Buscamos efetivamente construir indicadores mais positivos no próximo ano”, comentou.
Ainda de acordo com o governador, o momento enfrentado pelo Brasil não é fácil e a crise é uma das maiores dos últimos tempos, mas é possível com planejamento e parcerias fazer com que a condição de vida do povo melhore. “Vivemos um momento muito delicado, com queda constante das receitas dos municípios, também do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e uma economia nacional que entrou em depressão. Essa é uma crise maior que muitas outras pela qual o Brasil já passou, porque além de ser uma crise econômica é um também com conteúdo político. Queremos que o país volte a ter estabilidade. Governar é um desafio enorme para os gestores, porém fomos eleitos para fazer o melhor pelo povo, então temos que encontrar juntos, alternativas”, frisou.
O Pacto pelo Desenvolvimento Social foi um dos pontos destacados pelo governador como um meio de colaborar com o desenvolvimento dos municípios. “O Pacto é o instrumento mais republicano que a Paraíba já viu, porque é uma ação aberta a todas as prefeituras, independente de partidos políticos. São mais de R$ 120 milhões repassados aos municípios que, posteriormente, fazem suas prestações de contas ao Governo do Estado. O Pacto pelo Desenvolvimento Social é uma experiência muito positiva que vem dando certo nos últimos anos”, afirmou Ricardo Coutinho.
A vice-governadora Lígia Feliciano ressaltou que essa gestão tem uma nova forma de governar e trocar experiências com os municípios. “Espero que esse encontro seja muito proveitoso para todas as prefeituras e para o Estado. Essa gestão tem seriedade e compromisso com todas as regiões da Paraíba. O momento é de fazer uma gestão com competência para que os efeitos da crise sejam amenizados e a população possa ter melhores condições de vida. O que o Governo do Estado puder fazer para ajudar as cidades, certamente fará”, afirmou.
“Vejo com muita satisfação esse Encontro entre Governo e prefeituras, porque representa a vontade de crescer juntos, em união, firmando parcerias e dialogando para que a Paraíba se desenvolva. Acredito que este seja o grande desejo de todos, superar esse momento de crise nacional e seguir levando crescimento ao Estado”, falou o senador Raimundo Lira.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, enfatizou que o evento é de suma importância para as cidades por oferecer oportunidades de parcerias com o Governo do Estado para novos investimentos. “O Governo abre as portas para os municípios, a grande maioria participa deste evento que visa dialogar e contribuir para o crescimento das cidades e consequentemente da Paraíba. Nesse momento de crise, os municípios ficam sem capacidade de investimento e o Governo entra com essa oportunidade de parceria para que as obras sejam feitas. Isso é essencial para todos”, concluiu.
“Um dos objetivos é interagir e apresentar o que o Governo do Estado tem a oferecer em relação a parcerias com os municípios. Estamos recebendo prefeitos de todas as regiões que são muito bem-vindos e estão dialogando com os projetos do Governo, a fim de manter uma relação próxima e dentro das possibilidades construir uma Paraíba melhor”, pontuou o chefe de Gabinete do Governador, Fábio Maia.
Cerca de 700 pessoas participam do evento. Além de prefeitos e vice-prefeitos estão presentes a vice-governadora Lígia Feliciano, o senador Raimundo Lira, o deputado federal, Damião Feliciano, deputados estaduais, auxiliares do Governo, além de representantes de instituições. O evento ainda oferece stands com serviços do Procon-PB, Secretaria de Saúde, Empreender-PB, CGE/Ouvidoria, entre outros.

Fonte: paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes