Últimas

Destaques

Caiçara, “Cidade da Leitura”, vive conto de Natal




                                         

Imagine o silêncio da zona rural numa noite próxima ao Natal ser quebrado por músicas natalinas. De repente, surge um carro com som, algumas pessoas com tocas natalinas e o Papai Noel. Ele desce do carro com seu saco de presentes e, auxiliado pelas Noeletes, distribui brinquedos e livros infantis.
Desde 2004 esse conto de Natal se repete nos sítios de Caiçara/PB. Graças aos colaboradores as crianças recebem brinquedos e livros infantis. Todos os sítios são visitados durante três noites felizes.
Este ano o projeto se realizou nos dias 19, 20 e 22 de dezembro.
chegadaA ação é desenvolvida pelo Grupo Atitude, que desenvolve voluntariamente projetos educacionais na cidade. O Grupo tem como meta o acesso e o incentivo à leitura. Atualmente conta com cerca de 40 voluntários envolvidos em 8 projetos.
São projetos do Grupo, além do Natal Rural, três bibliotecas comunitárias (uma delas é uma “Lanchoteca”); “Barrada da Leitura” na feira livre; programa educativo de rádio; eventos culturais e literários; pontos de leitura em farmácia, padaria e lan-house; “Leitura em Cadeia”, com empréstimos para os presos; “Escolas Leitoras”, parceria com escolas em projetos de leitura; e o “Natal Literário” presenteando com leitura as crianças da cidade. Devido aos projetos do Grupo e ao rol de escritores nascidos no município, Caiçara tem se projetado como a “CIDADE DA LEITURA”.
cirancasO “5º Natal Literário” ocorrerá prox. dia 25 na “Árvore da Lagoa” e além dos colaboradores, conta com o apoio de “O Sebo Cultural”, de João Pessoa. Leva também a mensagem que os pais deem também livros de presente, seu lema é “Dê um livro a uma criança e você pode mudar o mundo” (Neil deGrasse Tyson). Para doações e contatos ligue para (83) 99175-6171.
O Papai Noel tem ouvido relatos emocionados da repercussão das suas visitas, moradores contam da felicidade das crianças, da grande festa que se instaura nos dias seguintes com uma procurando a outra para mostrar seu presente, para contar como foi a visita desse bom velhinho. As crianças emprestam os livrinhos umas às outras aumentando as chances de aquisição do hábito da leitura.
Já dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha junto é realidade”.
UM FELIZ NATAL PARA TODOS! HO! HO! HO!
Fonte: Jucelino Tomaz especial para o Focando a Notícia

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes