Últimas

Destaques

Caravana do Coração ganha prêmio nacional de melhor trabalho multidisciplinar




                                        

O Projeto Caravana do Coração, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. Ao todo, foram mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu de 2 a 5 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou Sandra.
Ela ainda falou das expectativas para as próximas conquistas do Projeto Caravana do Coração. “Já tivemos um reconhecimento importante, um reconhecimento nacional entre tantos trabalhos inscritos. O próximo passo é inscrever esse sólido projeto no Congresso Mundial de Cardiologia, que ocorrerá ano que vem”, adiantou.
A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, comentou a premiação na capital mineira. “É o reconhecimento de um modelo assistencial implantado na Paraíba com possibilidade se cobrir vazios assistenciais no Brasil e no mundo. A Caravana do Coração vem reunindo profissionais que trabalham de forma voluntária e abnegada, hoje com reconhecimento mundial. Na quarta edição, ela contou com a participação de especialistas de seis países [Japão, Inglaterra, Escócia, Portugal, Estados Unidos e Alemanha] de diversas áreas. É um modelo que vem sendo mostrado não só no Brail como no Mundo. A BBC acompanhou e documentou os trabalhos deste ano. Esperamos que a quinta edição possa ser ampliada”, destacou.
O trabalho premiado no Congresso foi sobre o relato dos atendimentos e diagnóstico de crianças com malformação congênita da Paraíba.
Resultados – A quarta edição do Caravana do Coração, realizada em julho deste ano, registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos. As cidades polos contempladas foram: Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana.
Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.
Início – A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.
A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.

Fonte: Secom-PB
via: polemica paraíba

Nenhum comentário

Facebook Comments APPID

Comentários

Ultimas Notícias


https://picasion.com/

Saúde

Saúde/style

Redes