quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O GRANDE ENCONTRO: Temer e Ricardo se reúnem e acertam recursos para a Paraíba



                                      

Aconteceu o grande encontro entre o governador Ricardo Coutinho e o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, nessa quarta (16). O relato é que o encontro gerou bons frutos.
A conversa entre o teve como foco a estabilidade do Brasil e pelo desenvolvimento da Paraíba, o governador agiu no sentido de dialogar com presidente Michel Temer. a demanda foi grande. o presidente sinalizou positivamente aos pleitos no geral.
Recursos para funcionamento do hospital de oncologia e para o Hospital  Metropolitano, sistema adutor de Borborema, o empréstimo de R$ 112 milhões do Banco do Brasil. A pedido do governador, Temer garantiu o repasse do restante dos R$ 187 milhões da repatriação referente as multas.

Acompanhando a reunião esteve o senador Raimundo Lira e o secretário de infra estrutura do Estado, João Azevedo.

Fonte: Polêmica Paraíba

UEPB coloca no mercado novos profissionais de Odontologia, Engenharia Civil e Ciências da Natureza



                                        

Colar o grau acadêmico é sempre um momento de vitória, celebração, realização de um sonho e conclusão de uma longa travessia. Para os 42 graduandos que compuseram a terceira turma formada pelo Centro de Ciências Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalado na cidade de Araruna, no Curimataú paraibano, este dia chegou e ficará para sempre marcado no coração e nas mentes dos novos profissionais.
Os novos odontólogos, engenheiros civis e profissionais da área de ciência da natureza colaram grau no final da tarde desta segunda-feira (14), na Casa de show Requinte, Centro de Araruna. A assembleia solene de Colação de Grau do período 2016.1 foi presidia pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que substituiu o reitor Rangel Junior, e reuniu professores, pais e amigos dos concluintes. Receberam o diploma de curso superior 11 formandos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, 26 do Bacharelado em Odontologia e cinco do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
Aguardada com muita expectativa, a solenidade começou com a entrada solene dos formandos acompanhados dos padrinhos. A entrada da congregação de professores, tendo a frente o diretor do Câmpus VIII, professor Manuel Antônio Gordón Nunez, também foi marcante. Os formados ficaram em pé e estenderam as mãos para jurar que os conhecimentos adquiridos na UEPB seriam honrados e transformados em serviços em prol da sociedade. O juramento foi feito pelo formando Gilson Silva Muniz, do curso de Ciências da Natureza.
Em seguida foi a vez do formando Murilo Áquila de Oliveira, resumir em discurso os sentimentos e sonhos que se estabeleceraam na vida dos formandos ao longo de cinco anos de curso. Escolhido como orador das turmas, Murilo fez um breve retrospecto da trajetória acadêmica, desde a entrada até a conclusão do curso, lembrou dos desafios, das vitórias, dificuldades e conquistas do Câmpus.
Emocionado, fez um belo agradecimento aos pais e uma declaração de reconhecimentos aos esforços dos professores do CCTS. Usando de uma metáfora, disse que “o mar” de dificuldades que atravessaram não foi fácil, mas eles venceram e agora já podem celebrar o inicio de uma nova batalha. “Valeu a pena a caminhada, os trabalhos de grupos e noites de sono perdidas. Esse é o dia mais importante das nossas vida e o início de uma nova caminhada”, comemorou Murilo.
Escolhido como Paraninfo Geral, o professor Raimundo Leidimar Bezerra não escondeu a emoção e a alegria pela homenagem. Leidimar, que já foi diretor do Câmpus e atualmente é o diretor adjunto, parabenizou a turma pela vitória e disse que não existia alegria maior para um professor do que ver o sucesso dos alunos. Como professor e diretor, ele disse que pôde testemunhar as lutas e renúncias dos estudantes que, mesmo em meio às dificuldades, não desistiram. O homenageado disse ainda que na escalada da vida e busca pela felicidade alguns elementos são importantes, como a simplicidade, obstinação e o desejo de vencer. Ele também fez um agradecimento ao reitor Rangel Junior que não mediu esforços para dotar o Câmpus VIII das melhores condições para o seu funcionamento.
Diretor do Câmpus, o professor Manuel Antônio Gordón Nunez disse, em seu discurso, que o momento era de júbilo e vitória dos formandos. No entanto conclamou os concluintes a fazer uma reflexão, passeando no tempo e estabelecendo as ligações entre o passado, o presente e o futuro. Inicialmente, ele convidou os formandos a voltarem cinco anos atrás no tempo e relembrar como estavam suas vidas quando enfrentaram uma concorrida disputa por uma vaga na UEPB. Gordon pediu para cada um rever a trajetória acadêmica e observarem que, nesse período, muita coisa mudou e os estudantes adquiriram conhecimento e maturidade para encarar os desafios da vida.
Com carinho, ele pediu aos profissionais para atuarem com ética, respeito e dedicação. Depois ele pediu aos formandos para olharem a vida em várias dimensões, nunca se esquecendo de agradecer a Deus. “Honrem os conhecimentos adquiridos na UEPB e sejam bons profissionais”, aconselhou professor Gordon.
Presidente da solenidade e incumbido da missão de representar o reitor Rangel Junior, o professor Eli Brandão parabenizou os formandos e desejou êxito na nova etapa de suas vidas. O pró-reitor disse que mesmo a colação acontecendo rotineiramente a cada semestre, a cerimônia é singular e revestida de várias significados. Ele destacou que, este ano, ela aconteceu dentro do fechamento do Jubileu de Ouro da UEPB e lembrou que há 50 anos a UEPB produz e compartilha saberes, contribuindo para capacitar profissionais cidadãos e cidadãs de várias gerações, raças e classes sociais. Neste percurso, tem apostado na transformação social pela educação.
Como fez em outras solenidades, Eli Brandão manifestou a sua preocupação e inquietação com o futuro da universidade pública brasileira. Em um discurso, marcado por citações literárias e poéticas, ele alertou que o Brasil vive uma complexa conjuntura social que envolvem problemáticas políticas, jurídicas e econômicas, na qual se evidenciam uma profunda crise de valores. O risco da privatização do ensino público é iminente, conforme alertou Eli.
Para ele, hoje está em jogo não apenas a resolução da crise para o financiamento público da universidade, mas a adoção de uma concepção de Estado, que ameaça o futuro das instituições. “Num cenário como este, não tenham dúvida: vocês são privilegiados por estarem celebrando a conclusão de um curso de graduação numa instituição pública”, ressaltou Eli Brandão, pedindo aos estudantes que fiquem vigilantes para combater qualquer movimento que ameaça a universidade pública. Também conclamou os novos profissionais a continuarem na luta, buscando ampliar a capacitação.
A solenidade foi encerrada com a conferência do Grau Acadêmic, pelos coordenadores de cada curso aos estudantes que representavam a turma. A concluinte Káligia Keylla de Aguiar Pereira colou grau em nome da turma do curso de Ciência da Natureza, conferido pelo professor Altamir Souto. O formando Pedro de Souza dos Santos, do curso de Engenharia Civil, colou grau em nome da turma, conferido pelo professor Valdecir Alves dos Santos.
Por fim, a concluinte Jéssica Ayme Barros Sousa Silva, colou grau acadêmico em nome da turma de Odontologia, conferido pelo professor Gustavo Gomes Agripino. O Câmpus da UEPB na cidade de Araruna foi inaugurado em 20 de setembro de 2010. A chegada do Câmpus trouxe grandes avanços para o município, inclusive contribuindo para impulsionar a economia local.
                                                      










Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Fonte: http://www.uepb.edu.br/

Candidato a prefeito de Goianinha/RN é encontrado morto com marca de tiro perto do ouvido




Foto: Reprodução/Internet

Do G1 RN - O engenheiro agrônomo Renato Lima Ribeiro, de 47 anos, que nas eleições municipais deste ano disputou a prefeitura de Goianinha, município distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (16). Segundo o delegado Wellington Gomes, o corpo estava dentro de um carro e havia marca de um tiro perto do ouvido direito. O delegado não descarta a possibilidade de suicídio. 
Ainda de acordo com o delegado, o veículo estava em uma granja que pertence ao próprio Renato. "Fica na zona rural, numa comunidade chamada Sítio Guariba. O carro estava com a porta do motorista aberta. Aparentemente não há marcas de fora para dentro", ressaltou. "Ainda estamos aguardando a chegada da perícia do Itep (Instituto Técnico de Perícia), que é quem pode mexer no corpo e entrar no carro. Por isso não sabemos se há alguma arma dentro do veículo. De fora não dá pra ver", ressaltou.
Renato Lima era filiado ao DEM. Ele obteve 8.020 votos, perdendo a disputa para Berg Lisboa, do PSD, que conquistou 8.540 votos.

Atualmente, ainda de acordo com o delegado, Renato presidia a Associação dos Cortadores de Cana de Açúcar de Goianinha. Casado, ele deixou mulher e três filhos. Há dois dias, de acordo com uma postagem recente em uma rede social, ele comemorou o aniversário de um dos filhos, que fez cinco anos.

via: http://www.novacruzoficialrn.com.br/
                                                   

Vídeo flagra criminosos atirando para o alto durante explosão de banco na Paraíba

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 homens chegaram em veículos e foram em direção ao banco


                                                                                 
Banco foi explodido em Tavares
Reprodução/ Aryel Aquino

Um vídeo amador compartilhado nas redes sociais flagra a ação de dois criminosos que integraram o bando que explodiu todos os caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na cidade de Tavares, no Sertão do estado, a 420 km de João Pessoa, na madrugada desta quarta-feira (16). Veja imagem abaixo 

As imagens, que duram pouco mais de dois minutos, mostram quando dois homens ficam em uma esquina efetuando vários tiros para o alto. É possível ver ainda que os criminosos usam armas longas e ainda gritam durante os tiros. São efetuados vários tiros.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 15 homens chegaram em veículos e foram em direção ao banco. O bando armou os explosivos e detonou bananas de dinamites, que foram colocadas nos caixas eletrônicos.
Devido à forte explosão, os caixas ficaram destruídos e parte da estrutura do prédio está comprometida. Várias cápsulas de arma de grosso calibre foram encontradas na cidade. A Polícia Militar não soube informar qual foi o valor levado pelos criminosos. Os suspeitos fugiram em direção ao estado de Pernambuco.
Parte interna do banco

Durante a vistoria no local do crime, um homem foi encontrado baleado perto do banco. Ele foi levado para o Hospital Regional de Patos onde está internado sob custódia da Polícia Militar. A polícia vai investigar se o homem teve participação no crime.
Assista ao vídeo amador:

                                                                                          
 Fonte: portal correio

Em meio a colapso, iniciativa privada rouba água de Boqueirão, acusa deputada




                                       
Carros-pipa retirando água do açude de Boqueirão

A deputada Daniella Ribeiro (PP) denunciou, durante sessão nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o roubo de água do açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano.
De acordo com a parlamentar, que esteve visitando o reservatório nessa segunda-feira (14), carros-pipa estão retirando água de maneira indiscriminada e sem fiscalização da Cagepa e Aesa.
Daniella disse que o descaso chegou tal ponto que até um cidadão instalou uma bomba no açude e está comercializando o produto a R$ 5.
A deputada cobrou providências a Cagepa e a Aesa para que essa situação seja solucionada e o roubo de água não comprometa ainda mais a situação crítica vivida por Campina Grande e região.
O açude de Boqueirão é responsável pelo abastecimento de água da cidade de Campina Grande e mais 18 municípios. Atualmente, o reservatório possui menos de 6% de sua capacidade total de armazenamento.
Fonte: MaisPB

DONA INÊS-PB. Projeto de prática esportiva teve a abertura nesta segunda (14)




                                        

20 Escolas da Rede Municipal de Ensino participam dos “Jogos Mexa-se Brincando”, projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Dona Inês, no Curimataú Paraibano.
O objetivo principal do projeto é oportunizar a todas as crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, o acesso a esporte seguro e inclusivo, brincando e divertindo-se em centros de educação infantil, escolas e comunidades, promovendo a inclusão, minimizando as desigualdades e qualquer tipo de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso á prática esportiva.
A Secretária de Educação Ieda Freire disse acreditar que o projeto também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos alunos, ajudando a melhorar autoestima, convívio e interação social do estudante.
A cerimônia de abertura do evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14 de novembro e contou com as participações dos estudantes que estarão competindo, dos Professores, Diretores Escolares e de familiares dos estudantes. Cada escola participante já recebeu um troféu de participação.
O evento ainda contou com as apresentações culturais da Banda Marcial 17 de Novembro e da Banda de Sax do IFPB (Campus João Pessoa).

Fonte: http://www.manchetepb.com/blog/blogdomago/


Mulher morre atropelada ao atravessar avenida depois de sair de praça em João Pessoa


De acordo com a Polícia Militar, a família saia de uma praça e seguia para casa quando o casal e a filha atravessaram a avenida, um carro, que entrava na via, bateu em Aline e passou por cima dela




                                                                               
Aline morreu atropelada
Imagem compartilhada no WhatsApp


Aline Nascimento Sousa, 30 anos, morreu na noite dessa terça-feira (15) depois ter sido atropelada por um veículo quando atravessava a avenida 2 de Fevereiro, no bairro do Rangel, em João Pessoa. A filha dela de 8 meses e o marido não tiveram ferimentos.Veja vídeo abaixo
De acordo com a Polícia Militar, a família saia de uma praça e seguia para casa quando o casal e a filha atravessaram a avenida, um carro, que entrava na via, bateu em Aline e passou por cima dela. A bebê estava no braço do pai e não ficou ferida.
O motorista do carro ficou no local e tentou socorrer a vítima. O condutor ao Batalhão de Trânsito da Paraíba (BPTran-PB) disse que não percebeu que a família passava pela avenida já que quando entrava na via apenas olhou se vinha carro, já que a rua é sentido único.
A mulher foi levada pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O motorista foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
Veja reportagem exibida na TV Correio:


Fonte: portal correio
                                         

Nessa Sexta 18 Prefeitura de Passa e Fica entrega obra a população com FESTA no Fernando da Pista




                                       

A inauguração da Nova Quadra de Esportes acontecerá nessa sexta (18) e terá shows com Ezielho Show e Amazan, gratis. 


Via: regional online