domingo, 6 de novembro de 2016

Caravana do Coração ganha prêmio nacional de melhor trabalho multidisciplinar




                                        

O Projeto Caravana do Coração, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. Ao todo, foram mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu de 2 a 5 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou Sandra.
Ela ainda falou das expectativas para as próximas conquistas do Projeto Caravana do Coração. “Já tivemos um reconhecimento importante, um reconhecimento nacional entre tantos trabalhos inscritos. O próximo passo é inscrever esse sólido projeto no Congresso Mundial de Cardiologia, que ocorrerá ano que vem”, adiantou.
A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, comentou a premiação na capital mineira. “É o reconhecimento de um modelo assistencial implantado na Paraíba com possibilidade se cobrir vazios assistenciais no Brasil e no mundo. A Caravana do Coração vem reunindo profissionais que trabalham de forma voluntária e abnegada, hoje com reconhecimento mundial. Na quarta edição, ela contou com a participação de especialistas de seis países [Japão, Inglaterra, Escócia, Portugal, Estados Unidos e Alemanha] de diversas áreas. É um modelo que vem sendo mostrado não só no Brail como no Mundo. A BBC acompanhou e documentou os trabalhos deste ano. Esperamos que a quinta edição possa ser ampliada”, destacou.
O trabalho premiado no Congresso foi sobre o relato dos atendimentos e diagnóstico de crianças com malformação congênita da Paraíba.
Resultados – A quarta edição do Caravana do Coração, realizada em julho deste ano, registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos. As cidades polos contempladas foram: Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana.
Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.
Início – A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.
A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.

Fonte: Secom-PB
via: polemica paraíba

Motocicletas pegam fogo após colisão no interior do RN; três jovens morreram




Foto: Reprodução/Icém Caraúbas



Icém Caraúbas - Na manhã deste domingo (06/11) aconteceu um grave acidente, nas proximidades da fazenda Timbaúba, de Waldomiro Gomes, na zona rural de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, vitimando três jovens.
O acidente foi em uma estrada carroçável, entre Caraúbas e a comunidade de Miranda, zona rural de Upanema.
O ocorrido envolveu duas motos, o condutor da moto Honda/CG 150 Titan KS, modelo 2008, de cor vermelha, placa MZM 7925 – Caraúbas, saiu da rodovia estadual, RN 233, sentidos Miranda, e aproximadamente 7km da cidade colidiu com outra moto, um Honda/CG 125 Titan KS, modelo 2001/2002, de cor vermelha, placa MYN 4969 – Mossoró. No impacto, as duas motos pegaram fogo e dois morreram carbonizados no local.
img_1167
Os dois que morreram no loca foram identificados com Victor, conhecido como “Vitim”, filho de Paulo Sérgio, outro, foi identificado como Rapadura. A terceira vítima identificada como Luiz Carlos Alves de Lima, de 33 anos, foi socorrido por populares para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, deu entrada com vida, no entanto, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) para fazer a remoção dos corpos para sede do órgão em Mossoró.

Fonte: http://www.novacruzoficialrn.com.br/



                                                  



                                                     

TITULARES E RESERVAS PARA 2018! – Ricardo, sabe que não poderá errar na escalação final do time – Por Rui Galdino

Titulares e reservas rumo à 2018!




                                                                                

Rui Galdino Filho ( advogado e analista político )

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Apesar de todos os possíveis pré-candidatos à governador da Paraíba na próxima eleição, dizerem que 2018 só será discutido em 2018, a realidade nos bastidores, nas reuniões político-partidárias e familiares são bem diferentes, ou seja, 2018, já está SIM, sendo discutido desde “ONTEM”, e as articulações e ações nesse sentido, já estão em plena ebulição. Essa é que a verdade, e quem pensar, agir e fizer diferente, vai sobrar na curva e perder a corrida.
A preço de hoje, a oposição tem três competitivos pré-candidatos a governador: Cássio Cunha Lima ( PSDB ), Luciano Cartaxo ( PSD ) e José Maranhão ( PMDB ). Tem também, três outros bons nomes que já estão escalados como reserva técnica e poderão ser convocados de última hora, são eles: Romero Rodrigues ( PSDB ), Lucélio Cartaxo ( PSD ) e Rômulo Gouveia ( PSD ). Sem dúvida, um bom time, que se for bem treinado, mantiver o entrosamento e a união até 2018, poderá vencer a eleição. O problema aqui, é que este time ainda não possui um técnico fora do elenco. E isso, poderá ser um grande complicador, pois, alguns jogadores poderão migrarem para a outra equipe!
Do outro lado, está o time do governador Ricardo, com um pequeno agravante, Ricardo, não terá mais direito à reeleição! Além disso, todos sabem, que final de governo não é nada fácil. No entanto, a preço de hoje, este time também tem três competitivos pré-candidatos a governador: Raimundo Lira ( PMDB ), Gervázio Maia Filho ( PSB ) e Lígia Feliciano ( PDT ). E tem também como reserva técnica: Estela Bezerra ( PSB ), Wilson Filho ( PTB ) e Efraim Filho ( DEM ). Indubitavelmente, também um bom time. Aqui, já existe um técnico fora do elenco: Ricardo Coutinho.
Aliás, um excelente técnico, que está bem avaliado por 70% da torcida paraibana, é arrojado, competente e não teme desafios. No entanto, Ricardo, sabe que não poderá errar na escalação final do time para a competição de 2018. Ricardo, também sabe, que terá complicadores internos em breve, e que devido a isto, poderá perder alguns bons jogadores do seu elenco para o time adversário. Por outro lado, Ricardo, poderá também atrair e convocar jogadores do time adversário, para o seu elenco. E aí, teria uma compensação e até a provável definição do campeonato em 2018.
Não vou mais falar sobre composições de futuras chapas. Até por que, para mim, a chapa ideal, seria a chapa da união de todos, a chapa dos sonhos, como já disse antes, ou seja: Lira-Governador; Lucélio-Vice; Ricardo e Cássio-Senadores. Mas, em virtude das picuinhas, dos moídos, dos interesses contrariados, e de outros fatos a mais que envergonham a nossa política e enfraquecem o nosso estado, a chapa dos sonhos, vai se transformar em pesadelo, porém, os responsáveis pelo pesadelo, ou seja, aqueles que só pensam em si, serão derrotados em 2018. Aguardem!
O fato, é que caminhamos para um grande embate em 2018, SIM! E a preparação para o campeonato, já começou. Essa “historinha de trancoso” de dizer que 2018 ainda está longe e que só vai ser discutido em 2018, é conversa prá “boi dormir” e “papa figo” atrair criança, pois, os políticos não são confiáveis nem entre eles mesmos! Essa é que a verdade. Águas sempre rolaram e continuarão rolando por debaixo da ponte, no entanto, vencerá o campeonato de 2018, quem errar menos até lá!

E que venha 2018!
Fonte: http://www.polemicaparaiba.com.br/
Créditos: rui galdino


                                       

Bandidos fazem arrastões e roubam dinheiros e objetos de agricultores no Brejo



imagem ilustrada


Duas pessoas de 55 e 44 anos foram assaltadas, os roubos foram registrados em cidade diferentes. O primeiro assalto ocorreu no Sítio Nova Contendas. O segundo no Conjunto Ana Kelly, ambos no município de Guarabira, Agreste paraibano. As ações dos criminosos ocorreram na noite da última sexta-feira (04).
No Sítio Nova Contendas, o agricultor de 55 anos disse à Polícia, que três homens armados e encapuzados lhe interceptaram e roubaram uma quantia de R$ 100,00 (Cem reais), o trio fugiu por uma matagal. 

Já no Conjunto Ana Kelly, o homem informou que uma dupla conseguiu imobilizá-lo e tomaram o seu aparelho celular da marca Nokia, um relógio e uma quantia de R$ 185,00 (Cento e oitenta e cinco reais) em espécie. Segundo a vítima, os criminosos fugiram com destino ignorado.
Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Os bandidos conseguiram escapar.

Raelson Galdino 
via: http://www.bananeirasonline.com.br/

                                      

Ararunense recebe Votos de aplauso da Câmara de Araruna por feito em motocicleta, vejam o feito






O ararunense  e deportista Jorge Pinheiro de Assis Filho, conhecido por Jorginho Pinheiro, recebeu da Câmara de Vereadores de Araruna, Votos de aplauso no dia 26 de outubro, que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão do dia 21 de outubro, propositura idealizada pelo vereador Adailson Bernardo, pelo feito realizado em sua motocicleta, onde o mesmo saiu de Araruna no dia 25 de abril do corrente ano, percorrendo mais de 14 mil km, passando 14 estados do Brasil, como também conheceu os paises Argentina, Paraguai e Uruguai.

Jorginho Pinheiro é um incentivo aos praticantes do motociclismos, foi um dos idealizadores do MotoFest ararunense.

Vejam o Votos de aplauso

   Fonte: http://www.araruna1.com/